imagem desenvolvimento comunitario

Desenvolvimento comunitário

Outros programas consolidados são:

Regras de Ouro

Conjunto de dez medidas essenciais na operação.

saiba-mais-download

Sistema de Gestão de SSMA

Composto por 24 processos complementares, o sistema visa acompanhar o estado de sua implementação nas várias geografias de atuação da Empresa. Esse sistema se alinha às normas OHSAS 18001 e ISO 14001 e outras metodologias contemporâneas de gestão de SSMA e disponibiliza diretrizes, normas e procedimentos corporativos, que são replicados às várias geografias mesmo que não sejam exigência legal local. Dessa forma, aplicam-se as melhores práticas na gestão do tema em cada um dos países onde a InterCement atua.

gestao-ssma

 

Processo de Segurança Comportamental

Onde ocorre a interação da liderança com as pessoas e o meio ambiente do trabalho, com o objetivo de promover o comportamento seguro. Este processo se dá através da identificação e remoção das barreiras ao comportamento seguro, dos pontos fortes e oportunidades de melhorias no sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, bem como na melhoria contínua do compromisso da liderança, da comunicação, da influência positiva sobre os comportamentos e a mudança de atitude.

X

Estudo 1

Formação e Emissão de POPs pela indústria do cimento e implementação da Convenção de Estocolmo no Brasil. O mais extenso estudo internacional sobre o tema reforça que o caminho mais saudável para a sustentabilidade da indústria do cimento passa necessariamente pela economia de combustíveis fósseis não renováveis e matérias-primas virgens, com a substituição deles por resíduos. O estudo procurou verificar o desempenho da operação e seu impacto na saúde pública.

 

Estudo 2

Relatório de atualização dos processos de coincineração de resíduos em articulação com os Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos (CIRVER). Estudos mostram que, com a aplicação da BAT e ações inovadoras, se passa de um possível potencial emissor de dioxina e furano (gases POPs) para uma situação que não suscita qualquer preocupação, com valores inferiores a 0,4% da fração de consumo diário por pessoa, um risco extremamente baixo. Esse percentual ilustra como as boas práticas melhoram o desempenho e indica que o coprocessamento de resíduos em cimenteiras não constitui motivo para preocupação com a saúde pública e o meio ambiente.

saiba-mais-download

 

 

Cuidando das áreas de mineração

A operação de mineração nas pedreiras da InterCement está totalmente alinhada às melhores práticas globais de sustentabilidade. Em função de suas dimensões e exploração a céu aberto, são visíveis de longa distância e, bem manejadas, no final de sua exploração, são reabilitadas, podendo até apresentar valor ambiental e social superior.

Não se pode perder de vista que a atividade de uma cimenteira está intrinsecamente ligada à sua capacidade de explorar racionalmente os recursos minerais de que dispõe. E a reabilitação de uma pedreira é uma das maiores contribuições para a conservação da biodiversidade e proteção dos ecossistemas. Para tanto, a InterCement adota ações de mitigação ao longo de toda a vida útil da pedreira.

Dois outros pontos são importantes de serem avaliados: o ruído e as chamadas poeiras difusas. No desmonte de rochas das pedreiras, a InterCement adota um sistema de explosão baseado em detonadores com “microrretardo”, no sentido de atenuar os níveis de vibrações e de ruído resultantes da exploração. Noutros casos, já se recorreu mesmo à alteração do modo de exploração da própria pedreira e ao uso de outro tipo de equipamentos.

Todas as unidades têm um mapa de ruído, o que permite avaliar continuamente a eficácia das medidas implementadas e a escolha de possíveis novas soluções para minimizar a poluição sonora.

Já as poeiras difusas, ou “poeiras fugitivas”, são geradas durante a movimentação de carga e descarga e transporte. Para mitigar esse problema, uma das prioridades da empresa, foi adotado nas unidades de produção um plano que, entre outras ações, contempla a cobertura dos caminhões, a melhoria do despoeiramento e de pontos de transferência de materiais e a eliminação (quando possível) de armazenamento a céu aberto.

 
 

Mudança
Climática

A questão ambiental, em todas as suas dimensões, é tema primordial para a InterCement e vital para a construção de parcerias com as nossas comunidades vizinhas.

Temos exemplos e boas práticas que permitem, ao longo do tempo, reduzir a emissão de gás carbônico e otimizar o uso de combustíveis, além de investimentos importantes em controles ambientais (filtros) e em ações inovadoras, com grande potencial de redução do impacto ambiental.

Traduzindo esse compromisso em resultados práticos: temos a menor emissão bruta de gás carbônico do que a média mundial das empresas associadas ao CSI (entidade global que reúne as principais empresas internacionais de cimento). Todas as unidades de produção fazem inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) desde 2013 e, ano a ano, há decréscimo dessas emissões.

Seguimos também o Protocolo do Programa Brasileiro de Inventário de GEE, e, nas duas últimas verificações externas sobre o inventário, recebemos o Selo Ouro, o maior reconhecimento do programa, pelo comprometimento e resultados efetivos quanto à Gestão do Carbono.

As comunidades vizinhas ganham com as medidas em andamento, já que se trata de uma cadeia de valor ambientalmente mais adequada.

Investimos também em pesquisa e desenvolvimento com foco na produção mais limpa. Atualmente, temos parcerias com renomadas instituições de ensino no Brasil e na Europa, com cerca de dez projetos em andamento. Essas parcerias já geraram três patentes, entre elas uma sobre o processo de biofixação de gás carbônico por microalgas (processo que visa transformar esse gás em produtos que podem ser reutilizados, como plásticos, ração animal e biodiesel).

 

 

download  AGENDA CLIMÁTICA INTERCEMENT


download  INVENTÁRIO DE EMISSÕES 


download  PORTFÓLIO DE P&D


icon-download  CSI


 

Cidadania sustentável

Você na prática

A prática diária de economizar recursos naturais é saudável por contribuir com o meio ambiente e também reduzindo seus gastos. Entre nessa, seja um consumidor consciente.

 

Energia elétrica

A gente nem se dá conta, mas usamos energia elétrica em diversos momentos do nosso dia. O que é preciso ter em mente é que esse é um recurso limitado e pode se tornar um problema quando mal utilizado. Existem diversas ações que podemos fazer em nossas casas para ajudar a diminuir o consumo de energia, como não deixar a porta da geladeira aberta mais tempo do que o necessário, evitar banhos demorados etc.

 

saiba-mais-link

NA SUA EMPRESA

saiba-mais-download

 

Transporte

As grandes cidades têm como prioridade a questão de transporte, ou mobilidade urbana.  O investimento cada vez maior em transporte público e incentivo ao uso de transporte que não seja o automóvel está hoje relacionado a melhor qualidade de vida e também à emissão de CO₂ – estima-se que os transportes (aviões, automóveis, caminhões, motocicletas etc.) sejam responsáveis por cerca de 14% das emissões totais de gases de efeito estufa. Então, sempre que possível vá a pé, de bicicleta, de transporte público ou compartilhando seu veículo.

saiba-mais-download

 

Consumo consciente

Além da busca por uma vida mais saudável, há uma preocupação maior com as questões ambientais, e a ideia do consumo consciente é exatamente utilizar os produtos de maneira otimizada e inteligente, tentando minimizar os impactos desse consumo.

saiba-mais-link

NA SUA EMPRESA

saiba-mais-download

 

Construção sustentável

saiba-mais-link

Construir um mundo sustentável é uma tarefa complexa que cabe a todos nós. Toda infraestrutura da nossa sociedade influencia e afeta esse modelo e deve ser repensada e analisada para que tenhamos habitações, estradas e outras estruturas sustentáveis e eficientes. Quando mudamos nossas casas e as adaptamos para melhor eficiência, estamos buscando aperfeiçoar a sustentabilidade de onde vivemos. Abaixo uma cartilha do Ministério do Meio Ambiente que dá algumas dicas de como podemos tornar nossas moradias cada vez mais sustentáveis.

saiba-mais-download

Nós acreditamos ainda que o concreto tem um papel muito importante a cumprir para que possamos alcançar a sustentabilidade. Com o avanço tecnológico e as formas de sua utilização, o concreto se torna uma ferramenta importante no desenvolvimento da eficiência das moradias. Através do nosso programa Amigo Construtor, queremos tornar sua produção de concreto e uso do cimento cada vez mais eficiente e de qualidade para sua obra!

saiba-mais-link

Quer saber mais sobre a importância do concreto em tornar nossas construções mais sustentáveis? Visite o site do The Concrete Initiative:

saiba-mais-link